Freguesia de Porto de Ovelha

População: 47 habitantes

Dista da Sede de Concelho: 25 km

Área: 14,99 km²

Porto de Ovelha é uma antiga povoação do concelho de Almeida, que dista cerca de 25 km. Fica situada na encosta da margem esquerda do Rio Côa, tendo como aldeias vizinhas: Malhada Sorda, Miuzela, Monteperobolso, Arrifana, Badamalos e Jardo, todas elas a uma distância aproximada de 5 km.

É difícil definir o aparecimento desta povoação, dado não haver provas documentais.
Poder-se-á admitir que este povoado surge em finais do séc. XIII, em consequência do povoamento da Região das Beiras, findas as lutas com a Espanha, com o Tratado de Alcanizes, em 1297.
Através de estudos arqueológicos conseguem constatar-se alguns factos, como é o caso do lugar da famosa “Cova da Moura”, onde foram encontradas sepulturas antropomórficas, objectos de cerâmica, pias cavadas na rocha e moedas, que nos dão conta da ocupação romana deste território.

Existem outros achados que indicam a passagem dos povos árabes por esta zona.
No ano de 1320, a igreja de Porto de Ovelha já aparece citada em documentos; no entanto, só no reinado de D. Maria I, no final do séc. XVIII, foram construídos melhoramentos de interesse comunitário.
O seu nome primitivo foi “Quinta do Reguengo”, o que mostra, portanto, que fora reguengo da coroa.
No Cadastro da População do Reino de Portugal, elaborado em 1527, a povoação encontra-se citada com o nome “Porto de Ovelha”, mas em 1836, já aparece em documentos com a ortografia Porto D’Ovelha.

O Jardo é uma pequena freguesia anexa de Porto de Ovelha. É uma pequena aldeia muito pitoresca com um número reduzido de habitantes. Ainda que muito isolada existe um aglomerado habitacional cuidado com ruas calcetadas e recentemente viu melhorada as suas acessibilidades. Fica na encruzilhada entre o rio Côa e o Noemi.

Gastronomia
– Enchidos
– Vinho
– Jeropiga

Ecologia
– Rio Côa
– Rio Noémi

Anexas
– Jardo

Atividades Económicas

- Agricultura

Festividades

- Festa do Santíssimo Sacramento (1.º Domingo de Junho)
- Festa de Santo Amaro (Agosto - Jardo)

Colectividades

Associação Cultural e Recreativa de Porto de Ovelha
Localização: largo das Lajes, 6355-152 Porto de Ovelha

Património

Património Edificado:
- Fonte de Mergulho – Urbano / séc. XVIII (1796)

Património Religioso:
- Igreja Matriz – Urbano / XVIII
- Capela de St.º Amaro no Lugar do Jardo – Urbano / XIX (Conjectural)
- Capela de St.ª Marinha – Periurbano / séc. XVIII

Património Arqueológico e Etnográfico:
- Forno Comunitário de Porto Ovelha – Urbano / séc. XVIII (1796)
- Forno Comunitário do Jardo - Urbano / séc. XVIII / XIX (conjectural)
- Sepultura Antropomórfica no sítio do Penedo da Saudade – Periurbano / Medieval (Conjectural)
- Pontão sobre o Rio Côa – Rural / séc. XIX (Conjectural)

Património Natural e Lazer:
- Freixo Centenário no Largo da Igreja – Urbano
- Miradouro do Penedo da Saudade – Periurbano
- Parque de Merendas no Rio Côa - Rural

Outros Locais de Interesse Turístico:
- Penedo da Saudade

Brasão

Escudo de verde, asna invertida ondada, de prata, carregada de cotica ondada, de azul; em chefe, ovelha de prata, realçada de negro, animada e ungulada de ouro, circundada por espigas de centeio do mesmo. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «PORTO de OVELHA»

Bandeira

Amarela. Cordão e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.