O Mercado Oitocentista, integrado na Evocação Histórica do Cerco de Almeida, irá uma vez mais, mostrar as artes, os costumes, os ofícios e a gastronomia recriando a época histórica do século XIX.
Pelos recantos e ruelas da vila irão estar presentes vários artífices dos quais o tanoeiro, o ferreiro, o pedreiro, o carpinteiro, o oleiro, a cunhagem das moedas, o alquimista, entre outros, que irão recriar as vivências e o quotidiano de outrora, e a arte do bem fazer.
À semelhança das edições anteriores, a gastronomia volta a fazer as delícias dos visitantes que poderão adquirir produtos regionais como queijos, enchidos, licores, vinhos, mel, compotas, pão, passando pela centenária Bola Doce.
De salientar, ainda, a recente doçaria local, o “23” (pastel que apela às memórias da Praça Forte de Almeida, em homenagem ao Regimento de Infantaria nº23), a “Meia Lua” (em homenagem às freiras do convento do Loreto) e o “Loreto” (Bolo confecionado no convento em época festiva) promovida e divulgada pela Divisão de Turismo da Câmara Municipal de Almeida, no âmbito do evento “12 em Rede Aldeias em Festa|2021”, em Almeida.
Desperte a curiosidade e venha desfrutar de emoções e paladares diferentes!