A Câmara Municipal de Almeida assinala o Dia Nacional dos Centros Históricos, de 26 a 28 de março, com diversas iniciativas, direcionados para um público mais jovem.
Nos dias 26 e 27 de março, os jovens dos 12 aos 18 anos terão entrada gratuita, no Vilar Formoso Fronteira da Paz- Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes, podendo realizar o peddy paper “O Caminho da Liberdade e da Esperança. A entrada gratuita estende-se também ao Museu Histórico Militar de Almeida.
No dia 28 de março, os centros históricos de Almeida e Castelo Mendo irão acolher os alunos do 9ºAno do agrupamento de escolas de Almeida, para a realização de peddy papers teatralizados. Esta iniciativa pretende levar os jovens alunos a conhecer melhor os centros históricos, por forma a entender a sua envolvência e valorizar uma carreira no campo profissional do turismo, assim como sensibilizar os jovens para a importância do setor turístico para o desenvolvimento do território local.
Ainda no dia 28 de março, será feita a oferta de kit de boas vindas, aos turistas que entram no Turismo Municipal de Almeida, com material promocional, merchandising e o doce “Estrela de Almeida”.
Ainda no seguimento da comemoração do Dia Nacional dos Centros históricos, irá estar patente, nos Turismos Municipais de Almeida e de Vilar Formoso, a exposição coletiva de pintura a óleo e aguarela “Centros históricos na tela”, da autoria de Edmundo Ribeiro e Américo Gonçalves, artistas com ligação ao concelho de Almeida.
Desperte a curiosidade e visite os nossos centros históricos: Almeida- Estrela do Interior e Castelo Mendo -Aldeia Medieval!