Coleção Mário Coelho com parceria do Museu de Lisboa – Santo António, EGEAC.
A imagem de Santo António, figura universal e com um número incontável de iconografias, é também presença obrigatória no artesanato de qualquer região de Portugal, e por isso é com naturalidade que o vemos ser a figura escolhida para representar a luta contra a pandemia do COVID’19.
Dado que Santo António tem importância maior no mundo militar é para o Museu Histórico Militar de Almeida de suma importância esta mostra que disponibiliza ao seu público durante os 3 próximos meses.
Esta exposição reúne um conjunto de peças da coleção Mário Coelho que em março de 2020 lançou o desafio aos artesãos portugueses para apresentar, através da imagem de Santo António, o novo quotidiano que a pandemia impôs. A surpreendente e criativa resposta de artesãos de norte a sul do país revela sobretudo essa relação tão especial que os portugueses têm com o Santo seu conterrâneo.
Esta exposição de elevado e singular valor e significado é composta por 65 peças Santo António estará aberta ao público até dia 26 de julho no Museu Histórico-Militar de Almeida em horário normal de funcionamento do Museu.
Venha visitar-nos e apreciar as figuras do Santo Padroeiro, Milagreiro e Casamenteiro.
Esperamos por si.