1

SABIA QUE…

Sabia que… a Torre de Assalto ou Bastida máquina de cerco foi um engenho já usado na engenharia militar romana?

Amplamente utilizadas durante o período Medieval, as Torres de Assalto apresentam uma estrutura feita com enormes troncos de madeira e dimensionada em 3 pisos, os dois últimos tinham pontes móveis à altura das cinturas de muralha e permitiam aos assaltantes penetrarem no seu interior e baterem-se com o inimigo. O piso térreo estava armado do “ariete” que derrubava portas e muralhas. Esta protegia os homens que a operavam dos projeteis inimigos e servia também para cobrir a minagem. Eram muitas vezes cobertas de peles molhadas com o intuito de não serem incendiadas.

A arte da guerra neste período histórico desenvolvia-se com o objetivo de conquistar as robustas fortificações medievais que defendiam os territórios.

É neste contexto que lhe lançamos um duplo desafio, o de visitar o Museu Histórico-Militar de Almeida (MHMA), dedicando uma atenção especial “à Sala da Idade Média”, e o de visitar as três estruturas defensivas existentes no concelho de Almeida que foram de enorme relevância na defesa da Raia Lusitana, sendo elas Castelo Mendo, Castelo Bom e Almeida, aqui retratadas por imagens atuais e também por desenhos de Duarte d`Armas, afamado escudeiro do Rei D. Manuel I, que reproduziu em técnica de debuxo (esboços em papel), à mão livre e perspetiva cavaleira, cinquenta e uma Fortalezas do Reino. 

#municipioalmeida