ExposiÇÕes Turismos Municipais

Exposições… nos Turismos Municipais de Almeida, Castelo Mendo e Vilar Formoso

06 a 28 de junho de 2024

Turismo Municipal de Almeida

“Arte Metamorfose” é o título da exposição patente no Turismo Municipal de Almeida, da autoria da ASTA (Associação Sócio Terapêutica de Almeida). A mostra permite dar a conhecer o trabalho desenvolvido segundo as capacidades sensoriais e motoras dos utentes desta Associação. A sua participação é importante na medida em que contribui para a autoestima e para o desenvolvimento de cada utente, dando a conhecer a Arte que se realiza na Asta sendo igualmente um meio de divulgação das suas atividades. De salientar que, em todas as atividades que se desenvolvem na ASTA, está sempre patente o sentido do ritmo, da responsabilidade, do respeito e da “espiritualização” do trabalho como algo de fundamental para a saúde biopsicossocial e espiritual de cada cidadão e, contribuição para uma sociedade mais justa, bonita e harmoniosa.

Turismo Municipal de Castelo Mendo

A exposição “a criança sob o olhar de Eduardo Teixeira Pinto” que o Turismo Municipal de Castelo Mendo acolhe, leva-nos até aos anos 50, 60 e 70 do século XX, às aldeias mais isoladas da serra do Marão, com as suas crianças tantas vezes descalças e até mesmo esfomeadas, ou à burguesia da vila e aos sonhos e esperanças dos seus diletos filhos. As imagens captadas revelam as expressões fortes das crianças, onde nos é mostrado de uma forma clara a coexistência entre a dor e a esperança. Os seus olhares curiosos, a alegria das suas faces e a sua vivacidade cativaram a atenção do autor de tal forma que nos leva a imaginar histórias para cada uma delas. Com esta exposição, procura-se homenagear as crianças, com imagens das mais diversas vivências de um quotidiano já distante, no seio de uma realidade que muitos já não se lembram e onde eram passadas muitas das horas das suas vidas. Eduardo da Costa Teixeira Pinto nasceu em Amarante, em 1933 e começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes.  Falecido em janeiro de 2009, Eduardo Teixeira Pinto, deixou um espólio fotográfico de valor incalculável sendo vontade da família promover a sua divulgação com a referida exposição.

Turismo Municipal de Vilar Formoso

O Turismo Municipal de Vilar Formoso promove a exposição “Ser Criança” com trabalhos que incluem desenhos e pinturas realizados pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Almeida, nomeadamente do pré-escolar e 1º Ciclo. A exposição teve como objetivo sensibilizar os alunos para a importância das artes, promover e divulgar as artes plásticas, como forma de expressão individual e coletiva.  Procurou-se ainda sensibilizar os alunos para o poder da comunicação visual, na forma de desenho ou pintura, e estimular a imaginação, ajudando a afirmar a personalidade de cada criança. Os trabalhos expostos são a expressão do envolvimento e do empenho de todos os intervenientes.

Desperte a curiosidade e venha conhecer estas exposições!