Almeida Histórias da "Estrela de Pedra"
Sabias que:
A Praça-Forte de Almeida, devido ao seu traçado hexagonal quase regular, demonstra de forma extraordinariamente bela, os princípios da cidade ideal?
Contudo a história da sua construção é longa e demonstra ao longo dos seus 64 hectares, evidências que corporizam um infindável número de normas e tratados da Fortificação Moderna.
Perto de meados do séc. XVII, na emergência da guerra, e já no relato exarado, em 1644 de João Salgado de Araújo, a principal base para a sua reconstituição cronológica se sabe que:
A primeira estrutura seria erguida por determinação de D. Álvaro de Abranches, governador de armas da província da Beira, conteria “quatro ou cinco redutos, metendo dentro della Igreja, & castello”.
Na verdade, tudo indica tratar-se de um simples entrincheiramento, rapidamente realizado, com vista à proteção da pequena povoação (não ultrapassando então as trezentas almas) e dos contingentes militares, com recurso a materiais locais.
ARAÚJO, João Salgado de, (1644). Sucessos Militares das Armas Portuguesas em Suas Fronteiras, pp. 101-102, Oficina de Paulo Craesbeck, Lisboa.
#municipioalmeida