As Monjas de Arouca visitam Almeida!
Algures no tempo do ano de 1600 as Monjas do Mosteiro de Arouca foram a “Terras de Almeida” visitar Frei Bernardo de Brito, e, aproveitando a jornada, visitaram também as Freiras Terceiras Franciscanas do Convento do Loreto.
Pela ocasião, a população de Almeida ofereceu às Monjas um farto repasto. Delas sabia-se terem um magnífico convento e “grandes riquezas”; ora, depois de terem feito tão longa viagem e por certo por nobre motivo, era o mínimo que as gentes de Almeida, célebres pelos seus aguerridos feitos e pelo bom modo de receber podiam fazer.
Soubemos por portas travessas, que o banquete vai ser uma iguaria do séc. XVII e conseguimos a receita do prato principal (Frangãos Fritos), que vai hever umas “cobertas” (entradas) e quanto à sobremesa sabemos que é algo doce…
Eis a receita:
· Depois que os frangãos estiverem espaço de duas horas em conserva de vinho, e vinagre, alhos, e ouregos, se porão a frigir em manteiga de porco com suas fatias de pão: como estiverem feitos, derrete-se hum pequeno de toucinho pizado; estando derretido, deite-se em huma pequena conserva dos mesmos frangãos: tempere-se com todas asespecies, e ponhão-se neste molho a ferver os frangãos; depois de passados pela fervura, mandem-se á meza com çumo, e talnadas de limão por cima. Assim se fazem pombos, carneiro, e cabrito.
Inscreve e vem apreciar estas iguarias do séc. XVII
#municipioalmeida