Município de Almeida adere ao Cheque Veterinário

O Município de Almeida assina Protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários, no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Saúde veterinária para Animais de Companhia em Risco (PNASVACR) – Cheque Veterinário, visando a promoção de boas práticas do bem-estar animal, controlo da população animal errante, e consequente diminuição da população animal alojada no CROAA – Centro de Recolha Oficial de Animais de Almeida.

O protocolo assinado tem como principal objetivo intervir na prestação de cuidados de saúde aos animais em risco, nomeadamente no que se refere à vacinação, desparasitação e esterilização, de animais errantes, capturados pelo CROAA e colónias de gatos sob a responsabilidade da autarquia.

Esta iniciativa vai permitir cumprir desígnios fundamentais da nossa estrutura social, através da promoção da saúde e bem-estar animal, mas também da saúde e segurança das populações, reforçando a capacidade de resposta municipal às necessidades dos munícipes, no que se refere à população animal, proporcionando os cuidados primários de saúde aos animais de companhia.

A realização de esterilizações será também direcionada a animais de famílias carenciadas que venham a ser elegíveis no âmbito do regulamento que o município está a preparar.