SUGESTÕES DE LEITURA
No mês em que se assinala a 20.ª Recriação Histórica do Cerco de Almeida, o Município de Almeida, através da Biblioteca Municipal Maria Natércia Ruivo, está atento aos seus leitores e sugere a seguinte obra para o público adulto, de forma a promover o gosto pela leitura.
Aceite as sugestões e tenha boas leituras!
“Gandarilhos de Napoleão”, de Silvério Manata
Este romance histórico retrata como as invasões francesas foram um dramático episódio que se abateu sobre Portugal e os portugueses. Através desta obra, o Autor envolve-nos, não apenas no sacrifício brutal dos portugueses durante esse período, mas, também, na reflexão sobre parte das tropas francesas, em que muitos jovens eram retirados da pacatez das suas famílias e aldeias e forçados a integrar o exército Napoleónico que invadiu a Península Ibérica.
Neste contexto, o Autor criou personagens psicologicamente muito ricas que se impõem ao leitor e dialogam repetidamente com ele sobre os valores éticos do bem e do mal, da paz e da guerra, o conflito e o desentendimento dos homens e das nações.
BIOGRAFIA
Silvério Manata nasceu em 1959 em Carapelhos, Mira, em terras da Gândara, reside atualmente em Grândola. É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Coimbra. Foi professor do ensino secundário até 1993, ano em que optou definitivamente pela atividade empresarial de ourives e escritor. Conta com 8 obras publicadas, “Contos da Confraria” (2003), “No Reino dos Nabos” (2006), “Arneiro do Mar: romance ao Entardecer” (2009), “Gandarilhos de Napoleão” (2013), “A Bicicleta do Ourives Ambulante” – com esta obra (romance) venceu o Prémio literário João Gaspar Simões de 2015 atribuído pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, e “Um Silêncio de Sombras” (2018).
#municipioalmeida