Cartaz Brecha Cerco

Oficinas Temáticas no Museu Histórico-Militar de Almeida

20º CERCO DE ALMEIDA

• Esgrima Interpretativa de Florete, Espadachim e Sabre (Hutton)
  • Encenação Código Duello

Os Duellos obedeciam a VINTE SEIS MANDAMENTOS que eram rigorosamente cumpridos pelos cavalheiros que se confrontavam na defesa da sua honra, transcrevemos dois exemplos.

XI mandamento

“…Ofensas originadas ou resultantes da defesa da reputação das damas devem ser consideradas menos injustificáveis do que quaisquer outras da mesma classe, e como admitindo desculpas mais ligeiras pelo agressor. Isto deve ser determinado pelas circunstâncias do caso, mas sempre favoravelmente à dama…”

XVI mandamento

“…O desafiado escolhe o seu terreno, o desafiador escolhe a sua distância, os segundos (padrinhos) fixam o tempo e os termos do disparo…”

In, Robert Baldick, Chapman and Hall Ltd., London, 1965; Hamlyn Publishing Group Ltd., London, 1970. Irish Code Duello, or The Twenty-six Commandments. 1777. 7 Feb. 2007

Observação: Oficina limitada às armas disponíveis.