Sessão pública da XVI Conferência Portuguesa de Ciências Polares
A COASTANTAR 2024 foi a primeira expedição de investigação portuguesa a bordo de um veleiro na Península Antártica. Com 12 cientistas e técnicos apoiados por 4 skippers, o veleiro El Doblón navegou cerca de 1100 km, desde a Ilha King George nas Shetlands do Sul até à Estação Palmer na Península Antártica Ocidental em fevereiro de 2024.
A expedição, organizada conjuntamente pelo Programa Polar Português (FCT) e pelo Colégio Polar e de Ambientes Extremos da Universidade de Lisboa, acolheu 10 projetos de investigação de 3 universidades portuguesas, do Chile e de Espanha.
Abrangendo uma ampla gama de temas, desde as ciências biológicas, da criosfera, às ciências sociais, a equipa realizou observações marinhas e terrestres, recolhendo novos dados e demonstrando que o uso de uma logística leve e de baixo impacto ambiental é uma possível abordagem para um operador polar nacional conduzir atividades na Península Antártica.
Nesta palestra aberta, os dois coordenadores da expedição apresentarão um balanço da missão e os primeiros resultados obtidos.