Vilar Formoso Fonteira da Paz

Conheça um espaço com Memórias: Vilar Formoso Fonteira da Paz - Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes!

“Entretanto chegou a Vilar Formoso, em 11/11 um transporte de 290 israelitas munidos de vistos para Cuba e para Portugal, passados em Bruxelas. A Gestapo acompanhou‑os até Vilar Formoso, em território português. Infelizmente, este transporte ficou encerrado num comboio, dia e noite, até 19/11. Nessa altura aquelas pobres pessoas foram recambiadas para Espanha”. (Trecho da carta de Nussbaum a Joseph Beck)

Visite o Vilar Formoso Fonteira da Paz – Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes e conheça o espaço que relembra o papel que Portugal, nomeadamente Vilar Formoso, desempenhou no acolhimento aos refugiados durante a II Guerra Mundial. Situado nos antigos armazéns da estação ferroviária, o Memorial é composto por seis núcleos expositivos: “Gente como nós”, “Início do pesadelo”, “A viagem”, “Vilar Formoso – Fronteira da Paz”, “Por terras de Portugal” e “A partida”. Uma passagem pelo concelho de Almeida “obriga” a uma visita a este espaço, em que famílias, grupos de amigos, escolas, universidades, instituições, associações têm ao dispor um conjunto de serviços turísticos que vão desde visitas guiadas acompanhadas, a passaportes turísticos, a peddy-papers e para os mais pequenos visitas guiadas desenhadas que permitem conhecer de forma lúdica e pedagógica o Memorial.

Desperte a curiosidade e visite e conheça o Memorial!

Horário de Funcionamento:

De Terça-Feira a Sexta-Feira: 09h00-12h30/ 14h00-17h30

Sábados, Domingos e Feriados:10h00-12h30 / 14h00-17h30

Dias de encerramento:
Segundas-Feiras; 01 novembro; 24 e 25 dezembro; 01 janeiro

Localização| Contatos

Largo da Estação

6355 Vilar Formoso

Tel. 271 149 459 (chamada rede fixa nacional)

E-mail: fronteiradapaz@cm-almeida.pt

#municipioalmeida