A biblioteca enquanto lugar de desassossego cultural, deve promover e incentivar o acesso à informação, aos recursos e materiais que custodia. A sua orientação deve ser antropobibliocentrica contribuindo para cimentar valores de cidadania e a sua missão deve centrar-se na disponibilização aos utilizadores de produtos e serviços bem como satisfaze-los em todas as suas necessidades e ânsias informacionais.
Se são os utilizadores que fazem a biblioteca, é igualmente verdade que é a biblioteca que deve seduzir e (in)formar os seus utilizadores, sendo esta uma relação biunívoca, de diálogo e parceria: parceria da Biblioteca com eles, e da Biblioteca com outros parceiros da mesma caminhada, dos mesmos anseios sendo assim incontestável que há dois ingredientes fundamentais para que a biblioteca leve a bom termo as suas iniciativas: vontades e aspirações.
Assim, o Município através da BMMNR decidiu pelo 3º ano dar continuidade ao projeto de promoção da leitura denominado BiblioSaúde que consiste na organização de lotes de livros destinados a colocar à disposição no Centro de Saúde de Almeida e extensão de saúde de Vilar Formoso, preenchendo o tempo de espera dos seus utentes de forma original e diferente.
São objetivos desta ação, promover a leitura em diferentes espaços; reforçar o trabalho em rede entre instituições locais; contribuir para a redução dos níveis de iliteracia.
Ambiciona-se, igualmente, que os utentes usufruam de uma boa leitura, porque a leitura de um bom livro, pode ter excelentes efeitos terapêuticos!
Público-alvo: Utentes do Centro de saúde de Almeida e Extensão de saúde de Vilar Formoso.