D. Maria vai casar é o mote para mais um evento do ciclo 12 em rede – Aldeias em Festa. Inspirado por um conjunto de atividades que decorreram em Almeida aquando das comemorações do casamento real entre D. Maria I e o sereníssimo D. Pedro de Bragança. Propõe-se um vasto e abrangente programa que passa pela gastronomia, música, dança e performances artísticas, sempre centrado nas histórias locais, património e memoria coletiva deste território.
Neste contexto, Almeida, vila histórica, convida-o para um encontro, nos dias 29 e 30 de novembro, com as suas histórias e celebração dos dias em que o seu ímpar património monumental relegou a sua função militar e utilitária para segundo plano, transformando-se num palco de demonstração do espetacular jogo barroco, dramático, sonoro, efémero e luminoso. Daí que o festejo do casamento de D. Maria e D. Pedro, sejam apenas o pretexto com que se irá contar de forma muito divertida algumas das atividades relatadas nos livros da História.
Almeida, e as suas gentes ativamente incluídas na preparação destas atividades esperam por si… vai ser uma festa, porque D. Maria vai casar!
Em virtude das condições atmosféricas para amanha não oferecerem a segurança exigida para a subida do balão de ar quente, a actividade programada para sábado, dia 30 de novembro, entre as 14h00 e as 17h00 no âmbito do evento, “D. Maria, a Princesa, vai casar.”, não se irá realizar.