Livro Vilar Formoso Fronteira da Paz

O pólo museológico ‘Vilar Formoso Fronteira da Paz, Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes’, inaugurado em Agosto de 2017, foi um projeto do Município de Almeida, no qual se procurou dignificar o drama vivido pelos refugiados durante a II Guerra Mundial.

No âmbito da investigação feita para este projeto, foi concebido este livro que, por razões logísticas saiu três anos antes do polo museológico estar terminado, pelo que o seu conteúdo não reflete a totalidade da investigação realizada.

Face às actuais circunstâncias, ao momento difícil que todos vivemos e às recomendações de isolamento social, o Município de Almeida disponibiliza em #AcessoAberto🔓 o ficheiro PDF da 1ª edição de 2014, de forma a que todos os investigadores e cidadãos possam ter acesso ao presente documento.

Esperamos assim ajudar estes tempos mais monótonos e despertar a curiosidade para, assim que seja possível, visitarem o Concelho de Almeida, e em Vilar Formoso conhecerem in loco o polo museológico, e outros pontos de interesse do Concelho.

📘 O livro, da autoria de Margarida de Magalhães Ramalho, pode ser descarregado aqui: https://run.unl.pt/handle/10362/95328