Quatro Navios de Guerra da época da Batalha de Trafalgar reproduzidos à escala 1:35 e 1:72 estarão em exposição temporária a partir da próxima sexta-feira, dia 4 de fevereiro, até dia 9 de maio no Museu Histórico-Militar de Almeida – MHMA.
Esta exposição esteve recentemente em Ciudad Rodrigo no Palácio de los Águila, e agora por via das relações privilegiadas entre o Município de Almeida e o Ayutamiento de Ciudad Rodrigo, estará patente em território português nos próximos meses.
Três dos navios foram cedidos pela Associação napoleónica “2 de Mayo” de Móstoles, Espanha, e um pelo senhor Kuki Segovia, colecionador particular, natural de Ciudad Rodrigo.
A batalha de Trafalgar teve lugar no litoral do sul de Espanha, cabo de Trafalgar, próximo do estreito de Gibraltar, a 21 de outubro de 1805. Foi um confronto bélico naval entre a França e Espanha contra Inglaterra em período napoleónico.
A batalha foi vencida pelos Ingleses sob o comando do Almirante Horatio Nelson, e Napoleão decreta um bloqueio continental aos ingleses como forma de retaliação. Portugal, aliado dos Ingleses não aderiu às intenções dos franceses, decisão que originou posteriormente as três tentativas de invasão a Portugal por Napoleão Bonaparte.
Esta exposição pretende dar uma nova abordagem ao período das invasões napoleónicas, temática que tem sido uma forte aposta por parte do Município de Almeida com o intuito de promover o património histórico-cultural do nosso território, dinamizando também as potencialidades do turismo militar.
Exposição sujeita a pagamento do bilhete de ingresso no MHMA.
O MHMA espera por si!