Dia 18 Tarde

Cartas Sobre a Dança e Sobre os Bailados, p. 219 - Carta XV

“Seria vantajoso, Senhor, para a grande maioria daqueles que se dedicam à dança e aos bailados terem mestres habilidosos que lhes ensinassem todas as coisas que eles ignoram e estão intimamente ligadas ao seu ofício. A maioria desdenha e sacrifica todos os conhecimentos que lhes deveriam interessar, a uma ociosidade desprezível e a um género de vida e de dissipação que degradam a arte e são aviltantes para um artista. Esta má conduta, justamente reprovada, é a base do preconceito fatal que reina indiferentemente contra as pessoas que se consagram ao teatro. Preconceito que se dissiparia rapidamente, apesar da amarga censura do muito ilustre cínico do nosso século, se eles procurassem distinguir-se por usos e costumes e pela superioridade dos seus talentos”.

O Baile e o Sarau Cultural Oitocentista do Cerco 2024 irão realizar-se na sexta, dia 30 de agosto, às 22h00, entre as Portas de São Francisco.

Bibliografia:

NOVERRE, Jean-Georges – Cartas sobre a dança e sobre os bailados. Fundo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores, 1ª edição, Dezembro de 2014.