Cerimónia de apresentação pública do Prémio Literário Padre José Júlio Esteves Pinheiro
No dia 22 de março, na localidade de Malhada Sorda, concelho de Almeida, teve lugar a apresentação pública do Prémio Literário Padre José Júlio Esteves Pinheiro cuja iniciativa e organização é da responsabilidade da Fundação Família Luzia Esteves Pinheiro com a colaboração do Município de Almeida.
Estiveram presentes Catarina Gonçalves, Presidente da Assembleia de Freguesia de Malhada Sorda, António Machado, Presidente da Câmara Municipal de Almeida, o Sr. Vigário-Geral José Matos em representação do Bispo da Diocese da Guarda e o historiador José Calado.
Este concurso cujo tema é o da “Emigração”, tem a sua primeira edição em 2024, pode ser apresentado em prosa ou poesia, em língua portuguesa ou francesa, e conta com a colaboração do Município de Almeida, da Junta de Freguesia de Malhada Sorda e da Biblioteca Municipal Maria Natércia Ruivo.
O concurso literário não visa celebrar apenas a criatividade e o talento dos participantes, mas também promover a literatura como uma forma de expressão cultural e artística, incentivando a produção literária e a defesa das línguas portuguesa e francesa.
Ao homenagear a figura do Padre José Júlio Esteves Pinheiro, este prémio destaca a sua memória e a sua contribuição no campo literário e cultural
Após a apresentação do prémio literário, foi efetuada uma visita orientada à Igreja Paroquial, pelo coordenador da obra Dr. Nelson Neves, possibilitando aos presentes perceber as obras de restauro e reabilitação em curso.
Este momento do programa permitiu contemplar pinturas murais que remontam ao século XV, até agora “escondidos” pela retabulária do altar-mor e laterais de talha dourada do século XVIII, sendo ainda percetíveis as figuras de Adão e Eva (no local do altar-mor) e de São Bartolomeu (no local de um dos retábulos laterais). Os frescos, de boa lavra, constituem um legado cultural importante para a história da Igreja da Malhada e as obras da Igreja virão constituir uma mais-valia para a compreensão do monumento.
Terminou-se o programa com Ginja de Honra na Esnoga momento de convívio entre os presentes.
#municipioalmeida