No próximo dia 22 de março, na Igreja Matriz de Malhada Sorda, concelho de Almeida, terá lugar a cerimónia de apresentação pública do Prémio Literário Padre José Júlio Esteves Pinheiro. Este concurso literário, que terá a primeira edição no presente ano de 2024, tem como objetivos estruturantes: fomentar as práticas da leitura e da escrita; defender e valorizar a língua portuguesa; incentivar e promover a criação literária e, naturalmente, homenagear o seu patrono.
Como o prémio, à imagem da personalidade que lhe dá o nome, tem ainda o intuito de contribuir para o estreitamento das relações com as comunidades migrantes e emigrantes, aceitará a concurso, para além dos trabalhos redigidos na língua oficial portuguesa, trabalhos escritos na língua oficial francesa.
O Prémio Literário Padre José Júlio Esteves Pinheiro é da iniciativa e responsabilidade da Fundação Família Luzia Esteves Pinheiro e contará com a colaboração do Município de Almeida e da Junta de Freguesia de Malhada Sorda.
Neste evento terão, também, o privilégio de poder olhar para o âmago desta Igreja. O processo de restauro e reabilitação permitiu-nos descobrir pinturas murais que não puderam ser vistas durante séculos. Será um momento de partilha de histórias não contadas e vidas passadas que hoje renascem nesta obra.
#municipioalmeida