DOCUMENTO DE ARQUIVO EM DESTAQUE
Hoje partilhamos um ofício de 26 de maio de 1964, enviado por Américo da Costa Ramalho ao Presidente da Câmara Municipal de Almeida, José Casimiro Matias. Este documento pertence ao processo da organização da visita do Presidente da República Américo Tomás ao concelho de Almeida, em 1964, constituído maioritariamente por correspondência recebida e expedida, incluindo também dois exemplares do periódico “Correio da Beira”, o n.º 872 de 28 de maio e o n.º 873 de 4 de junho de 1964, onde é noticiada a visita do Chefe de Estado.
Américo da Costa Ramalho nasceu em Almeida no dia 12 de outubro de 1921. Foi um distinto aluno do Liceu D. João III em Coimbra e, em 1945, licenciou-se em Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com 18 valores. Doutorou-se em 1952, com a alta classificação de 19 valores, e em 1954, aos 33 anos, foi nomeado Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. De 1957 a 1959, foi deputado à Assembleia Nacional. Desempenhou altos cargos na sua Faculdade e na sua Universidade: Diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1969-1974); Diretor do Arquivo da Universidade (1973); Diretor do Instituto de Estudos Clássicos; Presidente do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos; Co-fundador e Presidente da Associação Portuguesa de Estudos Clássicos.
Américo da Costa Ramalho distinguiu-se, nacional e internacionalmente, com uma vastíssima produção científica, destacando-se os estudos que dedicou ao helenismo, à língua latina e ao humanismo português. Faleceu em Coimbra, com 91 anos, no dia 4 de julho de 2013.
Na Biblioteca Municipal Maria Natércia Ruivo, podem ser consultados vários livros de Américo da Costa Ramalho como autor, inclusivamente traduções, e outros em homenagem ao professor. O documento em destaque, bem como o processo do qual faz parte, também pode ser consultado, mas por marcação prévia.