DOCUMENTO DE ARQUIVO EM DESTAQUE
Desta vez damos destaque a um livro de registo de vendas de 1870 a 1872.
Ao contrário da maior parte dos livros de registo, este livro não tem um termo de abertura, pois optaram por escrever o seu conteúdo no lugar do título, como podemos ver na imagem da capa: “Hade servir este livro para a matricula das licenças que a Camara concede para vender em lojas, andares, armazens, praças publicas e mercados periodicos e vendilhoens ambulantes”.
Abrindo o livro, temos acesso a uma lista de licenças de vendas, registadas à medida que foram sendo concedidas. É possível perceber que em 1870 foram concedidas 144 licenças, algumas delas renovadas nos anos seguintes. Em 1871, 206 licenças. Em 1872, 111 até ao dia 16 de junho. A partir daí não há mais nenhum registo, nem conseguimos compreender a razão desta interrupção.
De qualquer modo, são várias as informações que podemos apurar neste livro. Ficamos a saber que, em 1870, foram concedidas 16 licenças para vender em tabernas na vila de Almeida, duas delas a mulheres, Antónia Joaquina e Maria Gomes Fradinha. Sabemos também que, no período cronológico deste livro, Cinco Vilas e a Reigada faziam parte do concelho de Almeida, uma vez que foram concedidas licenças para vender em praças e tabernas (atualmente pertencem ao concelho de Figueira de Castelo Rodrigo). Sabemos, ainda, que vinham pessoas de fora vender nas praças, quatro da Galiza e outras de Pinhel, Castanheira, Rochoso, Celorico, João Bragal, Pínzio, Freixedas, Azêvo, Jarmelo, Figueiró da Granja, Cerdeira… Estes são apenas alguns exemplos de informações que podemos recuperar neste livro, mas há mais!
Este livro está disponível para consulta na Biblioteca Municipal Maria Natércia Ruivo.
#municipioalmeida