ESCLARECIMENTO
Em meu nome pessoal e da equipa que me acompanha, atendendo à cordialidade que tenho mantido com todas as instituições, venho por este meio esclarecer a população do Concelho de Almeida que todas as iniciativas que as Juntas de Freguesia, Uniões de Freguesias, associações, comissões de festas ou finalistas, que contribuem para a divulgação e animação sócio cultural do concelho, têm tido o apoio da Câmara Municipal, através de apoios monetários e apoio logístico, que dada a sua dimensão, temos vindo a normalizar a sua utilização.
No caso concreto da feira do fumeiro, e o recente comunicado à população, importa esclarecer que o evento teve e terá apoio da Câmara
Municipal de Almeida, mas que fique bem claro que a organização é da única e inteira responsabilidade da Junta de Freguesia de Almeida.
O executivo sob a minha presidência deliberou por unanimidade em reunião de Câmara do dia 2019.02.19, apoiar a Junta de Freguesia de Almeida com os seguintes meios logísticos e financeiros: Montagem de palco, cedência de stands interiores (30 un), cedência de stands tasquinhas (5 un), mesas (10 un) e bancos (20 un), iluminação geral, iluminação dos stands interiores e tasquinhas, canalização de água e esgoto nas tasquinhas, colocação de contentores de lixo, grades de vedação, quadro elétrico e instalações sanitárias.
4.428,00 Euros Aluguer de tenda (valor de referência do ano 2018) + 615,00 aluguer de Gerador (valor de referência do ano 2018), total no montante de 5.043,00 Euros.
Considerando os orçamentos apresentados pela Junta de Freguesia de Almeida:
1.º orçamento entregue em 04.02.2019:
23.855,85 Euros iva incluído.
2.º orçamento entregue em 12.02.2019:
17.097,00 Euros iva incluído, já a contar com o apoio logístico da Câmara Municipal de Almeida.
Retirando a este orçamento o fornecimento da alcatifa e da iluminação o orçamento passaria a ser:
12.792,00 Euros iva incluído – Montagem de duas tendas na Praça Dr. Casimiro Matias ou outro local.
7.792,00 Euros iva incluído – Montagem de uma tenda e utilização doPicadeiro D’El Rey.
Com o apoio aprovado pela câmara e proposto à Sr.ª Presidente de Junta da Freguesia de Almeida, poderia optar pelas seguintes formas para realização o evento, tendo em conta só as despesas logísticas:
1.ª – o evento realizar-se na Praça Dr. Casimiro Matias fazendo um investimento de 7.749,00 Euros (12.792,00 – 5.043,00)
Ou
2.ª – o evento realizar-se no Picadeiro D’ El Rey e fazer um investimento de 2.749,00 Euros (7.792,00 – 5.043,00)
Transmiti à senhora Presidente da Junta de Freguesia de Almeida a minha preocupação com os produtores locais, transmiti também que sabia que faziam negócio nesse evento, mas que a opção onde se realizaria, seria só da responsabilidade da Junta de Freguesia de Almeida. A opção escolhida não foi nenhuma das duas. A opção foi não fazer o evento e culpar o Presidente de Câmara. Agora resta fazer uma reflexão para o futuro do evento.
Estou determinado em cumprir o meu mandato de uma forma correta e imparcial, e pretendo faze-lo em harmonia, porque o bom desempenho das minhas funções assim o exige. Como tal, despenderei as minhas energias a fomentar e promover a união, mas repito que estou determinado em cumprir o meu programa, o programa da minha equipa, o programa para o qual fomos eleitos.
Estou reconhecido com o carinho que recebi por parte de uma larga maioria da população de todo concelho e em particular com as demonstrações contínuas de apoio e carinho da população da freguesia de Almeida. Todas as opções que tomei, foi em consciência que as estava a tomar de forma justa, correta tecnicamente e de uma forma equitativa. A aprovação em sede da Assembleia Municipal por unanimidade do orçamento para o ano 2019, é um bom exemplo disso mesmo.
Somos poucos e continuo a pensar que juntos somos sem dúvida mais fortes, e o concelho necessita dessa união.
As estratégias políticas ficam com cada um.