Exposições… nos Turismos Municipais de Almeida- Castelo Mendo- Vilar Formoso
05 a 26 de julho de 2024
Turismo Municipal de Almeida
O Turismo Municipal de Almeida apresenta uma exposição coletiva de artes criativas das autoras Anabela Pires e Lígia Ferreira residentes no concelho de Almeida. Anabela Pires, iniciou há 4 anos o seu percurso pela costura criativa, frequentando workshops em ateliers particulares e criando a sua própria marca “Carambola”. As peças apresentadas em várias qualidades de tecidos, 100% algodão, linho alentejano, burel, malha e plastificados, são todas executadas pela artista desde o modelo ao corte e à confeção. Lígia Ferreira natural desenvolve trabalhos como quadros moldurados, relógios, kits para bebes (babetes, mantas, toalhas, porta-chucas, porta-documentos…), pegas personalizadas, toalhas de mesa, panos de mesa entre outros. Estando sempre em contante busca para criar novos trabalhos e agradar aos meus clientes, o ponto cruz passou para Lígia Ferreira a ser não só um hobbie mas também uma fonte de rendimento.
Turismo Municipal de Castelo Mendo
Marco Conde, 40 anos, natural da Guarda, é licenciado em Cerâmica Artística pela Escola Universitária de Artes de Coimbra – ARCA-EUAC, tendo concluído posteriormente o mestrado em Artes Plásticas na mesma instituição. Com um percurso artístico feito maioritariamente na área do mosaico, apresenta agora a exposição “O Rosto em Pedaços”, no seguimento da sua preferência pelo retrato. Numa sociedade de desigualdades, injustiças, violência e destruição humana, o trabalho de Marco Conde vem, através da arte do mosaico, mostrar como cada rosto, cada pessoa, cada sociedade pode ser reconstruída. E assim transformar pedaços de mosaico em verdadeiras obras de arte.
Turismo Municipal de Vilar Formoso
Está patente no Turismo Municipal de Vilar Formoso a exposição de “Arte de trabalhar a madeira” de Américo Alves Morgado, residente em Castelo Mendo. Atualmente reformado, o artista dedica o seu tempo livre na criação de objetos em madeira sobretudo em peças utilitárias, conjugando a funcionalidade e a arte com a beleza natural. Derivam de várias espécies de árvores como oliveiras, carrascos, carvalhos, entre outras, privilegiando através da sua criatividade e imaginação, não só do meio natural onde vive, mas também de outros locais.
Desperte a curiosidade e venha conhecer estas exposições!
#municipioalmeida