Exposições… nos Turismos Municipais de Almeida- Castelo Mendo- Vilar Formoso
09 a 31 de outubro de 2024
Turismo Municipal de Almeida
Ao longo do mês de outubro, estará patente no Turismo Municipal de Almeida uma exposição coletiva de artesanato.
Cláudia Rodrigues, residente na Reigada, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, apesentam um conjunto de peças de decoração e artigos de utilização quotidiana capazes de alegrar qualquer ambiente. Licenciada em Educação Social e apaixonada por artesanato e decoração, realização peças em jesmunite assim como em pó cerâmico perfumado e em cera de soja.
A participação numa ação de formação de arranjos florais levou Ana Laurentino, residente em Fornos de Algodres, à criação de “Flores do Cardo”. Juntamente com a técnica da pasta de papel, a artesã começou por arranjar estruturas base como cápsulas de café, garrafões de água, jornais, ente ouros materiais recicláveis criando assim verdadeiras obras de arte. Estas criações têm várias dimensões, e como são criadas artesanalmente, diferem um pouco na sua forma, até na sua cor, pois cada uma delas é uma peça única e frágil.
Turismo Municipal de Castelo Mendo
“Atelier da Carly” é o título da exposição de artesanato patente no Turismo Municipal de Castelo Mendo da autoria de Carla Cunha, residente e natural da freguesia de Nave de Haver, concelho de Almeida. Atualmente com 44 anos, Carla Cunha começou o gosto por trabalhos manuais na escola, quando no seu 5º ano de escolaridade, aprendeu o ponto cruz e o ponto de arraiolos. Despertou cada vez mais o interesse pelo artesanato aprendendo várias técnicas tais como de bainhas abertas, do guardanapo, de decapagem assim como trabalhos em estanho, Eva e ainda pintura e trabalhos em madeira. Recentemente, aprendeu pintura em gesso e ainda trabalhos com resina Epoxi e macramé. Ao longo destes anos, o artesanato sempre foi uma paixão que desenvolveu, criando trabalhos únicos que procurou vender, mas sobretudo oferecer.
Turismo Municipal de Vilar Formoso
O Turismo Municipal de Vilar Formoso recebe a exposição de bijuteria de Tânia Rodrigues. Nascida em Penafiel, mas atualmente a residir em Almeida, começou o seu percurso profissional como lojista numa loja de acessórios de moda. Aí cresceu o gosto pela moda principalmente por bijuteria. Em 2021, criou a “Zion”, um espaço físico onde a moda alternativa era valorizada e principalmente o artesanato. Começou então a criar as primeiras peças. Atualmente, a Zion é um conceito mais livre, levando a vários pontos do país em vários mercados, artigos feitos à mão com muito amor, especialmente bijuteria com pedras naturais e caça-sonhos.
Desperte a curiosidade e venha conhecer estas exposições!
#municipioalmeida