Realizou-se ontem, dia 1 de dezembro, pelas 15h30m na Casa de Santa Maria, em Cascais, o lançamento do livro “Memórias de Vilar Formoso – 1 Dezembro 1939 a 24 de Julho 1940”, com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Almeida, Eng. António José Monteiro Machado.
António Hartwich Nunes foi o responsável entre dezembro de 1939 e julho de 1940, do Posto de Turismo de Vilar Formoso tendo acompanhado de perto a chegada de refugiados à vila de Vilar Formoso durante a II Guerra Mundial. Durante esse período, Hartwich Nunes fez uma espécie de diário em que relatou quase tudo a que assistiu nesses tempos tão conturbados. O interesse histórico óbvio desse documento levou a Câmara Municipal de Almeida a patrocinar a sua edição em livro que agora se apresenta.
A escolha de Cascais para uma primeira apresentação deste livro prende-se com o facto dos familiares ainda vivos de Hartwich Nunes, a maioria na casa dos oitenta/noventa anos, não terem condições físicas de virem a Vilar Formoso, sobretudo quando o inverno já se começa a fazer sentir.
A escolha de Cascais e da Casa de Santa Maria também não foi por acaso já que, não só a maioria destes familiares aí habita nesse concelho, como este também foi terra de acolhimento de refugiados nomeadamente a Grã-Duquesa do Luxemburgo e família que viveram nessa casa durante algum tempo.
Esta homenagem da Câmara Municipal de Almeida a António Hartwich Nunes e ao seu filho Eduardo, recentemente falecido, prende-se também ao facto de o Município estar muito grato a Eduardo H. Nunes que, em vida, entregou ao Pólo Museológico Vilar Formoso Fronteira da Paz – Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes, uma cópia destes textos, fotografias e alguns bonecos de madeira pertencentes ao posto de Vilar Formoso, hoje em exposição no Pólo Museológico.
Também, antes de morrer deixou pedido aos seus herdeiros que doassem ao Pólo Museológico o Livro de Ouro do Posto de Turismo, uma das peças mais importantes do Pólo Museológico já que nele constam as assinaturas de muitas e importantes individualidades da época que por ali passaram.
#municipioalmeida