3

Menção Honrosa à Câmara Municipal de Almeida pela Medida "Cartão Municipal Mais Família", no dia da Bandeira Verde

No dia 17 de outubro de 2024, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis concedeu seis Menções Honrosas às Câmaras Municipais que se candidataram à distinção de Medidas + Inovadoras 2024, tendo uma delas sido concedida à Câmara Municipal de Almeida pela medida “Cartão Municipal Mais Família, pelas mãos da Representante do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, Maria do Rosário Carneiro e do Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, Rafael Lucas Pires.

Esta Cerimónia, da entrega das distinções e das bandeiras às Autarquias Familiarmente Responsáveis 2024, teve lugar no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, tendo a Autarquia de Almeida recebido a quinta Bandeira Verde, consecutivamente.

De realçar que, no âmbito do Cartão Municipal Mais Família, o Município de Almeida já entregou, desde o ano de 2021, um total de 45.062,82€ distribuídos por 41 agregados familiares que pediram a 1.ª prestação pecuniária, 32 agregados familiares que pediram a 2.ª prestação e pelos agregados que pediram o apoio pecuniário para a valência de creche, conforme o consignado no respetivo regulamento.

Todas as ações e atividades desenvolvidas em todos os Serviços Municipais são potenciadoras e facilitadoras de uma política familiarmente responsável, revelado também a responsabilidade familiar dentro da Autarquia. Assim, estas distinções enaltecem a Autarquia de Almeida e todos os colaboradores que nela trabalham e contribuem na elaboração de medidas mais próximas, eficazes e eficientes para as nossas famílias.

Salientamos algumas das palavras do Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva, proferidas aquando da entrega das Bandeiras, para reflexão de todos,“Crescer em família permite a construção dos alicerces que amparam as alterações que surgem na vida comum de todas as famílias, ajuda a promover o equilíbrio e o crescimento mais harmonioso dos elementos de uma família, partilhando os momentos de cada um, permitindo a coesão familiar. “