A convite do Turismo Centro de Portugal e do Turismo do Porto e Norte de Portugal, o Município de Almeida esteve presente na apresentação do projeto da rede de Fortalezas Abaluartadas da Raia – RFAR, de que a fortificação de Almeida é integrante.
As Fortalezas modernas da raia de Portugal-Espanha são a expressão do completo domínio da arte da fortificação abaluartada que, já desde o século XVI, os arquitetos e engenheiros militares portugueses aplicavam em África e no Oriente. No contexto da história da fortificação mundial, as Fortalezas abaluartadas de Almeida, Elvas, Marvão e Valença são bem o testemunho do equilíbrio conseguido na arte de atacar e de defender, sustentado pela competência técnica proveniente de centros de saber e da experiência de diversificadas origens e fomentado pela política ativa da coroa portuguesa.
Tendo presente esta realidade, os Municípios de Almeida, Elvas, Marvão e Valença uniram-se no sentido de apresentar este conjunto de Fortalezas ao selo de Património da Humanidade pela UNESCO.
A representação foi complementada com produtos endógenos do concelho, onde profissionais e visitantes puderam degustar iguarias ímpares.
Uma vez mais, o território de Almeida é assim promovido em várias vertentes turísticas.