Exposição temporária no Museu Histórico Militar de Almeida
A propósito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, está patente no Museu Histórico Militar de Almeida a exposição temporária O FUTURO TEM MEMÓRIA: O CAMINHO PARA A LIBERDADE. E, como tem sido hábito, todos os dias 25 de cada mês estamos a partilhar pormenores sobre esta exposição.
A história que contamos ao longo da exposição envolveu a comunidade do concelho, dando voz às gerações que nasceram e cresceram durante a ditadura, que assistiram à revolução e que viveram estes 50 anos de democracia em Portugal. Nos meses de março e abril, foram recolhidos testemunhos orais de pessoas naturais do concelho de Almeida que partilharam connosco as suas experiências de vida, antes e depois do 25 de abril. Testemunhos vivos de pessoas com vivências muito distintas, que ficaram registados em vídeo e serão conservados para a memória das futuras gerações.
Por enquanto, estes testemunhos podem ser visualizados in loco na exposição patente no Museu até abril de 2025, mas para despertar o interesse de quem ainda não foi visitar a exposição ou para satisfazer o prazer de voltar a ver e a ouvir um dos muitos testemunhos tão interessantes que recolhemos, este mês partilhamos convosco uma sinopse do testemunho da D. Leonilda Maia, de 97 anos, residente em Vale da Mula, que calcorreou montes e vales de cá para lá, com cargas de café às costas, e de lá para cá… e se expôs a tantos perigos, para garantir o seu sustento e o sustento dos seus filhos!
Já visitou a exposição?
#municipioalmeida