Cartaz Exposicao Museu Colecionadores Prancheta 1

O Recriador também é um Colecionador

Durante a 20ª Edição da Recriação Histórica do Cerco de Almeida, que ocorre nos dias 30, 31 de agosto e 1 de setembro, o Município de Almeida através do Museu Histórico-Militar de Almeida (MHMA) tem a honra de apresentar uma exposição de curta duração em homenagem aos recriadores históricos do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida (GRHMA).

Esta exposição visa destacar o interesse e a dedicação destes recriadores pelo estudo e divulgação da História, através das suas coleções pessoais e o seu fascínio por temas de relevância histórica e militar.

Este ano, convidámos cinco recriadores a participar nesta iniciativa, com o objetivo de identificar interesses, hobbies e peças historicamente significativas para o desenvolvimento da missão do MHMA e história de Almeida.

Os recriadores foram desafiados a expor peças das suas coleções, acompanhadas de uma pequena nota biográfica onde explicam o seu interesse pelo colecionismo e o início desta prática.

As peças expostas em vitrinas e plintos, destacam-se pelo cuidado na apresentação e conservação, e refletem a paixão dos colecionadores pela preservação e valorização da História, um valor que está na essência dos museus.

Embora não seja necessária a presença constante dos colecionadores durante o período de funcionamento do MHMA, os mesmos poderão acompanhar as suas exposições e interagir com os visitantes em horários específicos.

O nosso agradecimento aos colecionadores e recriadores pelas suas contribuições inestimáveis, não apenas por enriquecem esta exposição, mas pela sua colaboração em manter viva a memória histórica de Almeida.