Dia Mundial Do Refugiado (4)

Pólo Museológico Vilar Formoso Fronteira da Paz - Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes associa-se ao Dia Mundial do Refugiado a 20 de junho

O Dia Mundial do Refugiado é uma data internacional designada pelas Nações Unidas para homenagear as pessoas refugiadas em todo o mundo. Ocorre todos os anos a 20 de junho e celebra a força e a coragem das pessoas que foram forçadas a deixar o seu país de origem em razão de conflitos ou perseguições.

Neste dia, o Município de Almeida através da Divisão de Turismo associa-se a esta data, permitindo o público visitar de forma gratuita o Pólo Museológico Vilar Formoso Fronteira da Paz – Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes e conhecer o papel crucial que Portugal, nomeadamente, Vilar Formoso, desempenhou no acolhimento aos refugiados durante a II Guerra Mundial.

Os visitantes terão ainda, à disposição o Passaporte “Vilar Formoso Fronteira da Paz” que lhes irá permitir fazer uma visita diferenciadora, acompanhá-los ao longo da sua visita ao espaço e levá-los a participar em desafios propostos, podendo conhecer e apreciar melhor cada núcleo que compõe o Memorial.

Para o público infantil, o Memorial dispõe do serviço turístico Visitas Desenhadas, que convida os mais jovens partir à descoberta e proporciona experiências que permitam a construção de novas aprendizagens de forma lúdica e pedagógica conhecer este espaço expositivo transmitindo valores universais como a paz, a solidariedade, o respeito, a humildade, generosidade entre outros.

Desperte a curiosidade, associe-se a esta data, visite e conheça o Memorial!