Em Barcelona, no passado dia 12 de Junho, a mais prestigiada instituição de Arquitectos do mundo promoveu a 2ª Bienal do PRÉMIO EUROPEU DE INTERVENÇÃO EM PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO, organizada pela AADIPA – Agrupació d’Arquitectes per la Defensa i la Intervenció en el Patrimoni Arquitectònic do COAC – COL-LEGI D’ARQUITECTES DE CATALUNYA, tendo na cerimónia de encerramento sido atribuído o 1º Prémio (não pecuniário) aos Autores da edição do Consórcio Transfronteiriço de Cidades Muralhadas, “Almeida / Ciudad Rodrigo – A Fortificação da Raia Central”, promovida pelo nosso Município em 2013.
O número de candidaturas ao Prémio deste ano (nas 4 categorias em que se subdivide) atingiu as duas centenas, com propostas provenientes de 25 países.Para além dos vencedores, foram nomeados 3 finalistas em cada uma das categorias.
Na justificação do Prémio obtido o Presidente do Júri assinalou, para além da vasta produção apresentada, o contributo técnico e metodológico da investigação e o carácter inovador que coloca na relação entre o património e o território, como essencial na aferição do valor excepcional dos bens que aspiram a um reconhecimento internacional, como é o caso da classificação de Almeida e da Raia de Portugal a Património Mundial.
A escolha do Júri assinala expressamente o conhecimento baseado no estudo dos sistemas fortificados, ensaiado nesta obra sobre a Raia Central de Portugal, e a riqueza da documentação histórica e cartográfica da análise comparada de Almeida e de Ciudad Rodrigo.
Este trabalho teve o seu lançamento internacional em La Havana (Cuba), em Fevereiro de 2013, e a apresentação nacional no Dia Nacional dos Centros Históricos que teve lugar em Santarém, em Março desse ano. Posteriormente, a divulgação expandiu-se, designadamente em Ciudad Rodrigo e nas reuniões da Organização das Walled Towns em Maiorca e em Londonderry.
Desde o seu lançamento a publicação tem estado disponível para consulta ou para download na página do Município de Almeida.
Capa do Livro: Clique aqui para fazer download