Ontem, dia 29 de outubro, no Museu de Marinha em Lisboa, decorreu mais uma edição de atribuição dos prémios APOM, distinguindo os Museus de Portugal e os seus profissionais.
O Museu Histórico Militar de Almeida (MHMA) foi distinguido com um Prémio e uma Menção Honrosa:
Prémio na categoria de APLICAÇÃO E GESTÃO MULTIMÉDIA com o projeto designado “App CONHECER ALMEIDA, para um Museu Fora de Portas”. A inovadora Aplicação, desenvolvida no âmbito do projeto transfronteiriço Comunidade Rural Digital, recorre a vídeos 360º, realidade virtual e aumentada, enriquecendo a coleção do MHMA pela contextualização que faz dos objetos que explora. A app permite que o utilizador complemente a sua visita ao museu num tour autoguiado pela fortaleza, podendo assim ver detalhes de há vários séculos, proporcionando a descoberta de curiosidades, História e histórias acerca da complexidade militar da Praça-Forte de Almeida.
O Museu foi ainda distinguido com uma Menção Honrosa na categoria de MEDIAÇÃO CULTURAL, com o projeto: “A escola do Soldado, Recriação de História Viva”, transportando para o exterior a sua coleção, oferecendo nas oficinas e demais atividades que proporciona, vivências e experiências geradoras de aprendizagens em contexto informal, capazes de irem ao encontro de vários conteúdos do programa escolar e de outros públicos com interesse nesta temática.
Outra Menção Honrosa, recebida pelo Município de Almeida na categoria de PROJETO INTERNACIONAL, foi atribuído á exposição “Portugal et Luxembourg – Pays d´Espoir en temps de détresse” inaugurada a 13 de Fevereiro de 2020 no Luxemburgo, das autoras: Luísa Pacheco Marques (Arquiteta) e Margarida Ramalho (Historiadora).
Cimentámos assim aquilo em que fervorosamente acreditamos: com trabalho, dedicação, empenho e amor á causa do património local e à história dos sítios, acompanhados pelos parceiros certos, fazemos e fazemos bem!
ESTAMOS FELIZES E ORGULHOSOS e PROFUNDAMENTE AGRADECIDOS:
À APOM pela valorização dos nossos projetos e porque acreditaram em nós;
Ao Exército Português e à Direção de História e Cultura Militar, nas pessoas do seu Diretor Major General Anibal Flambó e do Coronel Velez (resp/secção de Museus) pela parceria, incentivo e pela estreita colaboração que sempre nos prestam em todos os projetos que tenham como objetivo a preservação e divulgação do nosso Património Militar e da História de Almeida e ainda um agradecimento ao Coronel Welton, oficial de ligação com o Brasil, pela dedicação às causas do Museu e de Almeida;
Ao GRHMA – Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, pela sua colaboração enquanto embaixadores do nosso Património Histórico e Militar e pela sua dedicação em todos os projetos a que são chamados em prol do MHMA e da mediação da sua coleção, bem como em prol da História de Portugal.
Aos colaboradores do MHMA que se empenharam nestes projetos.
A todos aqueles que das mais variadas formas nos ajudaram a concretizar o objetivo de elevar os museus e a cultura!
Obrigado a todos os que connosco colaboraram!