Sabia que… a Fortaleza de Almeida é constituída por 6 Baluartes e 6 revelins?
Um baluarte é uma obra avançada, de alvenaria ou em terra, sendo parte integrante de uma fortaleza para que dela se possa fazer fogo sobre o inimigo atacante, eliminando os ângulos mortos.
A Praça-Forte de Almeida é constituída por 6 Baluartes: Baluarte de São Francisco; São Pedro; Santo António; Nossa senhora das Brotas ou do Trem; Santa Barbara e Baluarte de São João de Deus. O maior Baluarte é o de S. João de Deus com 28 canhoneiras, e o menor é o de S. Pedro com 10.
Um revelim é uma obra exterior construída no fosso, com uma ou duas golas, destinada a proteger os baluartes e a cortina, a proteger a saída das forças sitiadas em caso de resposta.
A Praça-Forte de Almeida é constituída por 6 revelins: 6 revelins Revelim dos Amores ou Horta do Governador; da Cruz ou de São Francisco; da Brecha; de Santo António; Revelim do Paiol e Revelim Doble. O maior dos revelins é o de Sto. António com 555 metros de contorno para uma área de 18 071 m2. O menor dos revelins é o dos Amores, com a medida de 206 metros e uma superfície de 2 463 m2.
#municipioalmeida