O Revelim de Santo António é constituído por uma luneta com desenvolvimento de cristas de 310 metros, com golas, escarpas, contraescarpas revestidas de cantaria, barbete no saliente, parapeitos e banquetas, rodeado por um fosso com 15,50metros de largura?
É neste revelim que estão situadas as Portas Externas de Santo António. O trânsito retilíneo dispõe de rastrilho, que divide o espaço, com paredes emolduradas por 16 seteiras para fogo de mosquete, fuzil ou bacamarte, prolongando-se para a fachada externa, protegendo o acesso à ponte. No interior distinguem-se dois espaços de cada lado do trânsito, ambos destinados a Corpos de Guarda e prisão, possuindo lareiras de ambos os lados e um paiol no lado esquerdo. Adossado à fachada interior existe uma guarita.
Sabias que nesse espaço funciona o Centro de Estudos de Arquitetura Militar de Almeida? Se ainda não conheces, esperamos a tua visita em breve.
CARVALHO, José Vilhena de (1988) – Almeida – Subsídios para a sua História. 2 vols. Almeida: Câmara Municipal de Almeida.
CAMPOS, João (2007) – Portas e Poternas da Praça-forte. Almeida: Câmara Municipal de Almeida.
#municipioalmeida