Sistro, Chapéu Chinês ou Pavilhão Chinês

Sabia que… para além de armas e canhões, fazem parte do acervo do Museu Histórico-Militar de Almeida alguns instrumentos musicais?

Destacamos o Chapéu Chinês, um instrumento musical de percussão de sonoridade indefinida, muito próximo da família do Sistro, de origem oriental, utilizado por algumas bandas militares.

A utilização dos primeiros Sistros foi registada na China, essencialmente em cerimónias religiosas, durante a dinastia Chou (1122 e 256 a.C), espalhando-se pelo mundo durante o Império Otomano, tendo chegado à Europa através das guerras entre Turcos e Austríacos no Séc. XVII.

Na Sala das Guerras Peninsulares do Museu Histórico-Militar de Almeida pode desfrutar de um belo exemplar composto por um pedestal dourado, numerosas pequenas campainhas penduradas, ornamentado por detalhes em arabesco, pingentes e simbologias, além das fitas e das crinas de cavalo.

Ao ser oscilado de forma firme e cadenciada, o seu som alto e claro marca o passo da marcha e a velocidade com que os exércitos devem seguir. Podem chegar a pesar 10 quilos, pelo que exige uma certa robustez física no seu manuseio.

Desafio!

Sabe por quem foi feito o exemplar que se encontra no nosso Museu? E em que ano?