Dsc05611

Street Art | Toirão | Vilar Formoso

No passado dia 23 de maio foi dia dos alunos do 6ºano B e 9º Ano B, da nossa escola de Vilar Formoso, verem ao vivo a Street Art, a forma de expressão cultural mais contemporânea e livre da atualidade. Professores e estudantes, visitaram a execução do “𝗧𝗼𝗶𝗿𝗮̃𝗼”, obra do artista de Arte Urbana Pedro Leitão, estando presentes, o Presidente da Câmara Municipal de Almeida, António José Monteiro Machado, a Vereadora Nazaré Ribeiro e o Arquiteto Luís Martins, que concebeu o projeto da requalificação da Rua do Comércio.

O artista, Pedro Leitão dirigindo-se aos visitantes, falou-lhes da arte contemporânea que constituiu a fomentação dos museus de 4ª geração, em que arte deixa de estar em salas fechadas para fazer parte e misturar-se no meio urbano, surpreender, clamar, fazer pensar e dar sensações.

Pedro Leitão, referiu a importância de abrir o interior do país e seus polos urbanos, às novas manifestações da cultura, da tecnologia, dos novos tempos. Vilar Formoso, como terra de interior, respeita e valoriza as tradições ancestrais, mas abre-se também aos novos tempos na música, na arte, na tecnologia de informação, para que as novas gerações cresçam no seu tempo, se valorize e valorizem a sua terra. “Esta escultura de Urbana Art, está aqui nesta terra de fronteira, como poderia estar na Guarda, Lisboa ou New York.”

O artista falou ainda de poluição e do planeta, de plásticos e micro plásticos, e da razão de não precisar haver recolha de lixos nos tempos dos nossos avós, … “𝘦𝘮 𝘲𝘶𝘦 𝘰 𝘭𝘦𝘪𝘵𝘦 𝘯𝘢̃𝘰 𝘷𝘪𝘯𝘩𝘢 𝘦𝘮 𝘱𝘢𝘤𝘰𝘵𝘦𝘴, 𝘦 𝘦𝘮 𝘲𝘶𝘦 𝘰 𝘱𝘢̃𝘰 𝘷𝘪𝘯𝘩𝘢 𝘦𝘮 𝘴𝘢𝘤𝘰𝘴 𝘥𝘦 𝘱𝘢𝘯𝘰 𝘦 𝘢 𝘢́𝘨𝘶𝘢 𝘦𝘮 𝘤𝘢̂𝘯𝘵𝘢𝘳𝘰𝘴 𝘥𝘦 𝘣𝘢𝘳𝘳𝘰.”

Falou ainda da vida e da existência e valorização da vocação de cada um sem preconceitos, porque a vida simples é boa e a felicidade está ao alcance de cada um, se for verdadeiro consigo próprio.

Por fim, Pedro Leitão agradeceu ao Município a aposta nos novos tempos, e a ideia de dar aos Vilarformosenses e ao Concelho esta obra de 𝘚𝘵𝘳𝘦𝘦𝘵 𝘈𝘳𝘵 que representa um animal característico da Raia e em especial desta terra de gente boa, forte e direta, que em épocas passadas ajudou muitos portugueses que viviam na miséria a emigrar para novas fronteiras.

O Toirão, guarda assim no seu interior, o 𝗖𝗼𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 destas gentes de Vilar Formoso, que um dia deram novos mundos ao país.

Visite e surpreenda-se!

Mais fotografias em facebook.com/municipio.almeida