Foto2

Vilar Formoso Fronteira da Paz - Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes: 7 anos a preservar memórias

Foi a 26 de agosto de 2017 que o Vilar Formoso Fronteira da Paz – Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes teve a sua inauguração e abertura ao público.

O projeto, criado pelo Município de Almeida está integrado na Rede de Judiarias de Portugal- Rotas de Sefared e é dedicado à passagem dos refugiados por Portugal, durante a Segunda Guerra Mundial. Localizado ao lado da estação ferroviária de Vilar Formoso, ocupa dois antigos armazéns, onde são apresentados seis núcleos expositivos: “Gente como nós”, “Início do pesadelo”, “A viagem”, “Vilar Formoso – Fronteira da Paz”, “Por terras de Portugal” e “A partida”.

Digno de uma visita, o espaço já contou, com uma entrada de 32.131 visitantes, de várias nacionalidades (portuguesa, espanhola, francesa, americana, israelita, brasileira, inglesa, alemã, holandesa, argentina, polaca, canadiana, entre muitas outras) de vários grupos organizados onde se incluem agrupamentos de escolas, universidades, associações culturais, sociais, desportivas, recreativas, agências de viagens e ainda grupos familiares.

Quem visita o espaço tem à disposição diversos serviços turísticos que complementam e ajudam no conhecimento e interpretação do Memorial: visitas guiadas personalizadas, visitas desenhadas, passaporte “Vilar Formoso Fronteira da Paz” e Peddy Paper “O Caminho da Liberdade e da Esperança”. Para além destes serviços, o Memorial associa-se a várias efemérides realizando atividades lúdicas e pedagógicas enquadradas na temática de cada comemoração.

Como forma de celebração do 7º aniversário, o Vilar Formoso Fronteira da Paz- Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes oferece, esta terça-feira (27 de agosto) a todos os visitantes uma lembrança, pela passagem e visita neste espaço.

Terça-Feira a Sexta-Feira: 09h00-12h30 | 14h00-17h30

Sábados, Domingos e Feriados: 10h00-12h30 |14h00-17h30

Dias de encerramento; Segundas-feiras; 01 novembro; 24 e 25 dezembro e 01 janeiro

Localização | Contatos