Dsc01228

Jornadas Europeias do Património 2024: Da Praça-Forte à Ponte do Côa: Uma caminhada pela paisagem histórica e arqueológica de Almeida

O Município de Almeida aderiu às comemorações da European Heritage Days – Jornadas Europeias do Património 2024.

No âmbito do tema “Redes, Rotas e Conexões”, o Município de Almeida, através do Centro de Estudos de Arquitetura Militar de Almeida (CEAMA) realizou hoje, 22 setembro, a atividade “Da Praça-Forte à Ponte do Côa: Uma caminhada pela paisagem histórica e arqueológica de Almeida”.

Dirigido ao público geral, ao longo de 3,8km de percurso orientado, os participantes foram desafiados a explorar vários aspetos da arquitetura abaluartada, curiosidades de acontecimentos históricos, bem como as marcas de guerra evidenciadas na arquitetura e paisagem de militar de Almeida, descobrindo vários pontos de interesse, entre as Portas Internas de São Francisco e a Ponte Grande sobre o Côa, palco do Combate do Côa a 24 de julho de 1810.

Esta atividade contou com a participação de habitantes locais, bem como visitantes externos ao concelho, tendo constituído uma oportunidade ideal para uma nova abordagem, aliando a prática de atividade desportiva da caminhada à visita guiada.

Iniciativas como estas permitem divulgar e sensibilizar o público para o interesse e proteção do património arquitetónico e arqueológico de Almeida, um bem que é de todos.