Exposição temporária no Museu Histórico Militar de Almeida
A propósito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, está patente no Museu Histórico Militar de Almeida a exposição temporária O FUTURO TEM MEMÓRIA: O CAMINHO PARA A LIBERDADE. E, como tem sido hábito, todos os dias 25 de cada mês estamos a partilhar pormenores sobre esta exposição.
A história que contamos ao longo da exposição envolveu a comunidade do concelho, dando voz às gerações que nasceram e cresceram durante a ditadura, que assistiram à revolução e que viveram estes 50 anos de democracia em Portugal.
O acervo que recolhemos, selecionámos e disponibilizámos ao público engloba testemunhos em formato de vídeo, objetos, documentos e fotografias, além de testemunhos escritos de autores do nosso fundo local. Pretendeu-se aliar identidade e memória, para que as vivências das gentes do nosso concelho pudessem ser partilhadas e entendidas não só pelas gerações que nasceram e cresceram durante a democracia, como também pelas que ainda estão para nascer!
Tivemos a colaboração de várias pessoas do nosso concelho, entre elas ex-combatentes do Ultramar que, além de terem partilhado connosco os seus testemunhos, nos cederam gentilmente as suas fotografias, cadernetas militares e outros documentos, que muito contribuíram para enriquecer esta exposição. Hoje decidimos partilhar convosco algumas das fotografias, aproveitando para agradecer mais uma vez à família do Capitão Valente, à família do Dr. Fernando Correia, à filha do Sr. José Bispo, ao Sr. Aníbal Catarino, ao Sr. Antero Ventura, ao Sr. Carlos Marques, ao Sr. César Marques, ao Sr. José Marques Santos e ao Sr. Manuel Lourença Mendes.
Se ainda não visitaram esta exposição, lembramos que o podem fazer até abril de 2025.
#municipioalmeida