TDT no Municipio de Almeida.
Fim do sinal analógico é já dia 26 de Abril 2012.
No que diz respeito às localidades que integram o Município de Almeida, informamos que, não obstante algumas não terem cobertura TDT por via terrestre e, por isso, se encontrarem em zona de cobertura TDT Complementar (DTH), é certo também que algumas se encontram, total ou parcialmente, em zonas de cobertura TDT, sendo que a situação não é igual em todas as localidades do Município.
Por isso, antes de mais, o utilizador deve começar sempre por verificar se para a sua morada específica, está numa zona TDT ou numa zona TDT Complementar. Esta informação pode ser obtida através do sitio http://tdt.telecom.pt ou através do número gratuito 800 200 838.
Para a população que esteja numa zona TDT Complementar, importa referir que as condições de acesso a essa tecnologia foram atualizadas na deliberação do ICP-ANACOM de 26 de Março de 2012 e privilegiam uma situação de equidade no acesso à Televisão Digital, entre habitantes nas zonas TDT e nas zonas TDT Complementar.
Nestes casos, tal como no caso da TDT por via terrestre, será necessário um descodificador TDT Complementar (DTH) para cada televisor em que se pretenda ver os canais de televisão nacionais gratuitos e usufruir de todas as funcionalidades da televisão digital nas zonas de cobertura TDT Complementar. Relativamente aos custos atuais de acesso a esta tecnologia:
· Tal como na TDT terrestre, na TDT Complementar não existe qualquer mensalidade associada. O serviço é gratuito.
· O custo final dos dois primeiros Kits TDT Complementar (descodificadores DTH) para habitações que não tenham serviços de televisão paga é de 30 euros (valor comparticipado e com IVA incluído). Este valor está em linha com o valor médio do preço de um descodificador TDT terrestre.
· O Kit TDT Complementar pode ser adquirido no Agente Telemanos – 6355-217 Vilar Formoso, ao custo normal antes de comparticipação, sendo a comparticipação atribuída imediatamente a seguir à compra, através de envio de pedido para o Apartado 1501, EC DEVESAS (VILA NOVA DE GAIA), 4401-901 VILA NOVA DE GAIA. Alternativamente, pode ser pedido o envio à cobrança do kit pelo valor final já comparticipado (30€). Este pedido pode ser feito para o mesmo Apartado e o Kit é enviado para a morada do utilizador no prazo máximo de 5 dias úteis.
· Adicionalmente a esta comparticipação, e tendo em conta a preocupação que possa existir relativamente à população mais desfavorecida ou com necessidades especiais, informamos que existe um programa de comparticipação de descodificadores TDT / TDT Complementar para os cidadãos que se insiram num dos seguintes grupos:
– Cidadãos com necessidades especiais elegíveis, isto é, com grau de deficiência igual ou superior a 60%;
– Famílias beneficiárias do rendimento social de inserção (RSI);
– Reformados e pensionistas com rendimento inferior a 500 euros mensais.
O valor desta comparticipação será de 50% do valor do descodificador, até um máximo de 22 euros. Assim, no caso específico de populações com necessidades especiais em zona de cobertura TDT Complementar (satélite), o custo final do equipamento, tendo em conta ambos os programas de comparticipação, será de 15 euros.
· O Kit TDT Complementar é vendido em regime de auto instalação. Se, no entanto, o utilizador pretender a instalação do equipamento, foi estabelecido pelo ICP-ANACOM um preço de instalação para o 1º kit, no valor de 61 euros que inclui tudo o que é necessário: deslocação do técnico, antena parabólica, cablagem e mão-de-obra de instalação de um Kit TDT Complementar. Este preço de instalação é garantido pelos instaladores recomendados pela TDT. No caso do concelho de Almeida a entidade instaladora que garantidamente pratica este preço para instalação do 1º kit é Santos & Teixeira, com o número de contacto: 271513569 / 917553186. De referir que o custo de instalação está em linha com custo médio que um utilizador numa zona de cobertura TDT Terrestre terá (ou seja, com o custo médio entre os utilizadores que não necessitam de instalação, os utilizadores que necessitam de reorientar ou ajustar as suas antenas para os novos emissores e os utilizadores que necessitam de adquirir e instalar novas antenas para a receção do sinal digital).
Ainda na deliberação de 26 de Março de 2012, o ICP-ANACOM definiu que, no caso de beneficiários do Programa de Comparticipação a Equipamento TDT (população desfavorecida ou com necessidades especiais), especificamente famílias cujo requerente tenha 65 ou mais anos de idade, que se encontrem em situação de isolamento social e que são referenciadas pela Segurança Social ou instituições que com esta colaboram de forma institucional como estando nesse estado, será atribuído um subsídio adicional de instalação para receção do sinal digital (por via terrestre ou por via satélite) no valor de 61 euros.
Ou seja, para as famílias elegíveis para esta subsidiação adicional, a instalação do Kit TDT Complementar será totalmente subsidiada pelo que o Kit terá um custo total, após comparticipação, de 15 euros (valor com IVA incluído) com tudo incluído (equipamento e instalação), não tendo posteriormente qualquer custo mensal.
Relembramos que podem ser obtidas mais informações sobre TDT e TDT Complementar através do sítio http://tdt.telecom.pt ou através do número gratuito 800 200 838, disponível 24 horas por dia.